Parceiros

O Cluster Agroindustrial do Ribatejo – Agrocluster – é uma associação de empresas e entidades do setor agroindustrial, sem fins lucrativos, que aposta no desenvolvimento do setor e na promoção da competitividade. Tem como potenciais associados empresas, entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional, Instituições de Ensino Superior, associações empresariais e entidades públicas. Atualmente é constituída por cerca de 128 associados, entre os quais 30 são fundadores. A entidade responsável pela gestão do Cluster é a AnimaForum – Associação Para o Desenvolvimento da Agro-Indústria. 

Email: geral@agrocluster.com | Telefone: +351 249 839 500 | www.agrocluster.com

Gerido pela APQuímica – Associação Portuguesa da Química, Petroquímica e Refinação, o Cluster iniciou a sua atividade em 2009 e integra mais de 60 entidades, entre grandes empresas industriais, PME, start-ups, universidades, centros de investigação e outras entidades com atividade relevante ao longo da sua cadeia de valor. Pretende contribuir para o reforço da competitividade do setor e para o crescimento sustentável da economia nacional, através do desenvolvimento de projetos colaborativos e iniciativas conjuntas em áreas como a I&D e Inovação, integração de cadeias de valor e Economia Circular, Sustentabilidade e Atuação Responsável®

Email: info@apquimica.pt | Telefone: +351 213 932 060 | www.apquimica.pt

O Cluster da Vinha e do Vinho tem como objetivo reforçar a internacionalização, promover a inovação e a competitividade do setor vitivinícola português e a sustentabilidade dos seus territórios ( pretende reforçar a transferência de conhecimento e alavancar as actividades de investigação e inovação nas empresas, elevar o nível de competência técnica e económica da fileira vitivinícola, optimizar as politicas públicas nos processos de internacionalização e competitividade, tornando o sector mais eficiente e sustentável). O Cluster reúne cerca de 230 entidades, associadas ou protocoladas, destacando-se as Empresas Vitivinícolas, Entidades do Sistema Cientifico e Tecnológico, Associações Empresariais e outras Organizações nacionais e internacionais. A entidade responsável pela gestão e dinamização do Cluster é a ADVID – Associação para o Desenvolvimento da Viticultura Duriense.

Email advid@advid.pt | Telefone: +351 259 308 207 | www.advid.pt

O Cluster do Mar Português, dinamizado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, é um dos Clusters reconhecidos como Cluster de Competitividade, reunindo cerca de 120 associados de diferentes fileiras da economia do Mar. O Cluster do Mar Português tem como missão o reforço das dinâmicas de cooperação estratégica entre atores e a promoção da competitividade das principais cadeias de valor que utilizam o Mar e os recursos marinhos como elementos centrais da sua atividade, de forma a contribuir, sustentavelmente, para o crescimento económico, para as exportações e para o emprego, e para aumentar a importância relativa da economia do Mar na economia nacional.

 Email: geral@forumoceano.pt | Telefone: +351 220 120 764 | www.forumoceano.pt

A ACPMR tem como objetivo promover o conhecimento e a valorização económica sustentável dos recursos minerais, dinamizando a capacidade exportadora e o valor acrescentado do sector, quer através do aprofundamento do conhecimento do potencial económico dos recursos, quer da promoção da I&DT+I, da melhoria das condições de investimento produtivo e de acesso a mercados, e ainda, através do aumento das competências (técnicas, tecnológicas e de gestão) e do estímulo da cooperação interempresarial e interinstitucional.

Email: geral@clustermineralresources.pt | www.clustermineralresources.pt

O cluster Português dos moldes, ferramentas especiais e plásticos é representado pela Pool-Net – Portuguese Tooling & Plastics Network. O nosso Cluster é constituído por organizações científicas, tecnológicas e empresariais. A indústria portuguesa de Moldes e de Plásticos, representa um cluster altamente internacionalizado, de grande modernidade tecnológica, e em evolução constante, que surgiu no seio da indústria de moldes e ferramentas especiais. Atuando a nível mundial e exportando mais de 90% da produção nacional, principalmente para o setor automóvel, esta indústria é apoiada em tecnologias e processos inovadores, promovendo mundialmente a marca “Engineering & Tooling from Portugal” e as competências das empresas nacionais no desenvolvimento de produtos globais e sofisticados.

Email: info@toolingportugal.com | Telefone: +351 244 570 420 | www.toolingportugal.com

O CLUSTER HABITAT SUSTENTÁVEL é uma rede que agrega a cadeia de valor do Habitat a qual inclui sectores da indústria extrativa, dos materiais e produtos de construção, da construção e do imobiliário bem como outros fornecedores de bens (climatização, domótica,…) para o nosso Habitat (edifícios, cidades, infraestruturas). Reconhecido como Cluster de Competitividade em 2009 e depois em 2017, o Cluster reúne diferentes associados desde empresas, instituições de I&D, municípios e outros agentes. Apostando na inovação através da sustentabilidade para gerar competitividade, o Cluster pretende contribuir para o desenvolvimento da economia nacional. Em termos de reconhecimento internacional conquistou em 2015 o Gold Label europeu atribuído a Clusters

Email: centrohabitat@centrohabitat.net | Telefone: +351 234 401 576 |  www.centrohabitat.net

O CLUSTER TÊXTIL: Tecnologia e Moda é uma estrutura de apoio sectorial que tem como objeto principal a dinamização de processos de interação, articulação, colaboração e partilha de informação dentro do próprio agregado económico, agindo de forma supletiva à atuação dos seus próprios membros, como instrumento de obtenção de acréscimos de competitividade pela inovação e pela internacionalização, numa lógica de eficiência coletiva.
O Cluster Têxtil é um “espaço” onde estas entidades estabelecem relações win-win, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à competitividade.

Email: secretariado@clustertextil.pt | Telefone: +351  252 300 300 | www.clustertextil.pt

O Health Cluster Portugal assume como missão tornar Portugal num player competitivo na investigação, conceção, desenvolvimento, fabrico e comercialização de produtos e serviços associados à Saúde, em nichos de mercado e de tecnologia selecionados, tendo como alvo os mais exigentes e mais relevantes mercados internacionais, num quadro de reconhecimento da excelência, do seu nível tecnológico, e das suas competências e capacidades no domínio da inovação.
Reúne atualmente mais de 170 associados, incluindo instituições de I&D, universidades, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas das áreas da farmacêutica, biotecnologia, tecnologias médicas e serviços.

Email: info@healthportugal.com | Telefone: +351 22 0 968 183| www.healthportugal.com

A InovCluster é a Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, constituída por 180 associados dos quais 146 são empresas, 14 são Associações, 8 Entidades Públicas, 7 Institiuições de Ensino Superior e 5 Instituições de IDT. Dinamiza uma plataforma de cooperação entre os diversos atores que o constituem e outros parceiros nacionais e internacionais que visa o desenvolvimento do setor agroindustrial através da promoção territorial, da capacitação e transferência de tecnologia, do apoio ao empreendedorismo, à inovação e à internacionalização do tecido empresarial.

Email: geral@inovcluster.pt | Telefone: +351 272 349 100 | www.inovcluster.pt

A Mobinov– Associação do Cluster Automóvel é uma plataforma aberta de apoio à dinâmica de clusterização das indústrias do setor automóvel, reforçando a articulação de atores e iniciativas para a promoção de uma crescente valorização da competitividade e da internacionalização. Pretende fomentar o crescimento da indústria automóvel nacional através de iniciativas e projetos mobilizadores que reforcem a competitividade internacional, a inovação, o aumento do valor acrescentado, a melhoria do nível de incorporação nacional e o desenvolvimento sustentado das exportações de veículos completos, bem como de componentes para veículos automóveis, através de uma maior cooperação e coordenação entre empresas, associações, organismos da administração pública e entidades do SI&I.  

Email: geral@mobinov.pt | Telefone: +351 220 164 898| www.mobinov.pt

 A PortugalFoods, como cluster do setor agroalimentar, é constituída atualmente por mais de 160 associados: empresas, entidades do sistema científico nacional da fileira agroalimentar e outras entidades. Enquanto principal interlocutora e dinamizadora da fileira, a PortugalFoods assume-se como uma plataforma que fomenta relações win-win entre os seus associados, tendo como objetivo final a produção e partilha de conhecimento como suporte à inovação e à competitividade.

Email: geral@portugalfoods.org | Telefone: +351 220 966 021 | www.portugalfoods.org

Iniciativa dinamizada pela fileira das tecnologias de produção, que integra empresas que  desenvolvem e comercializam produtos e serviços capazes de responder aos desafios e requisitos  de competitividade e sustentabilidade da industria transformadora, com soluções inovadoras, flexíveis e integradas. Surgindo no contexto da implementação de estratégias de eficiência colectiva que visam a inovação, a qualificação e a modernização das empresas produtoras e utilizadoras de tecnologias de produção, o PRODUTECH dinamiza a cooperação entre as empresas da fileira e entre estas e outros atores relevantes, assumindo-se como um parceiro chave no reforço da competitividade da economia portuguesa.

Email: geral@produtech.org | Telefone: +351 226 166 897  | www.produtech.org

O Cluster TICE.PT pretende promover e alavancar estratégias de networking para o sector das tice com o objetivo de induzir uma renovação ativa no contexto económico nacional, produzindo efeitos positivos na oferta nacional, reforçada pela inovação e conhecimento, criando capacidade de exportação e valor agregado nos produtos nacionais. O TICE.PT foi reconhecido formalmente pelo Governo Português em Agosto de 2009 e viu renovado, em 2017, o seu “estatuto” de Cluster de Competitividade por mais 6 anos. Em termos internacionais o TICE.PT é um dos 6 clusters na área ICT distinguido com o Gold Label Europeu desde 2015.  

Email: geral@tice.pt | Telefone: +351 234 247 443  | www.tice.pt